Gestão de Resíduos

Independentemente da sua dimensão ou área de atividade, são ainda muitas as empresas que não cumprem com as suas obrigações legais na gestão adequada dos resíduos produzidos e de registo no SIRAPA (Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente).

O SIRAPA obriga ao registo de todas as entidades que: sejam produtoras de resíduos não urbanos e que no ato da sua produção empreguem pelo menos 10 trabalhadores; que tenham uma produção diária de resíduos urbanos superior a 1100 litros; que produzam resíduos perigosos com origem na atividade agrícola e florestal, ou outra.

Mesmo entidades de menor dimensão e sem qualquer obrigatoriedade legal, são por vezes apontadas dificuldades que se prendem com:

  • Falta de formação e/ou sensibilização dos seus colaboradores e prestadores de serviços;
  • Desconhecimento dos circuitos de recolha de recicláveis e de empresas licenciadas para o tratamento de fluxos específicos de resíduos;
  • Dificuldade em selecionar a contentorização e localização mais adequadas para as tipologias e quantidades de resíduos produzidos.

Neste âmbito, a Trifólio está apta a identificar as dificuldades da sua empresa e a ajudá-lo na correta gestão dos resíduos produzidos por via de um exaustivo levantamento da situação inicial, a elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos, o acompanhamento da sua aplicação e reavaliação para eventuais ajustes. Nos casos aplicáveis a Trifólio está igualmente apta a garantir o correto registo dos seus resíduos no SIRAPA.