Trifólio

Ponte Internacional sobre o Rio Sever e Acessibilidades

Montalvão, Nisa

Detalhes do projecto

O principal objetivo do projeto é a criação de uma nova acessibilidade, que vai permitir a ligação entre Montalvão e Cedilho com claro benefício na distância e tempo. Atualmente, a ligação entre as localidades vizinhas Cedilho e Montalvão faz-se através das vias de comunicação existentes. Apesar de geograficamente a distância entre Cedilho e Montalvão seja pequena, a distância atual a percorrer entre os dois núcleos urbanos é de 98km de viagem.

Com a criação da nova acessibilidade, esta vai permitir que a ligação entre as duas localidades se possa fazer numa distância média de 10 km.

A via terá uma extensão total de 10,083 km incluindo o desenvolvimento em Portugal e Espanha. A reabilitação do lado português será desenvolvida em toda a extensão da EM1139 numa extensão de 8.80km, prevendo-se a abertura de um novo corredor ainda no lado português de aproximadamente 850m de extensão junto à barragem de Cedilho. A ponte a executar desenvolve-se numa extensão aproximada de 140m. Do lado de Espanha a via possui uma extensão de 600m até encontrar a via existente EX-375.

O projeto encontra-se inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, com um investimento previsto de nove milhões de euros.

SERVIÇOS
Estudo de Impacte Ambiental em fase de Projeto de Execução.

Ano: Conformidade do EIA – Julho 2024| Proc. AIA – N.º 3661| Emissão DIA – 05/02/2025

Dono da Obra: Câmara Municipal de Nisa

Cliente: Riportico, Engenharia